5 tendências de marketing para eventos que você deve prestar atenção!

  • 07/07/2016

 

Se você quer produzir grandes eventos, suas estratégias de marketing devem ser elaboradas rigorosamente para alcançar seus objetivos. O marketing de eventos acompanhou as mudanças provenientes dos avanços tecnológicos que aconteceram no setor e, principalmente, da mudança na visão daquilo que as pessoas querem ter como experiência ao ir a um evento. Existem muitas peças-chave que devem receber toda a atenção de quem atua com marketing de eventos. Aqui vão cinco dicas que podem transformar seu evento em um grande sucesso:

 

1. O foco é a experiência

Otimizar o tempo, apresentar conveniência e fazer com que o cliente desfrute de uma experiência diferenciada são as principais tendências no mundo do marketing, demonstradas pela transformação nas campanhas publicitárias. Agora o foco sai do produto por si só e passa para a experiência que o produto ou serviço oferece.  Levar ao consumidor comodidade ou, por exemplo, poder passar mais tempo fazendo coisas que lhe permitam um bem-estar, faz com que crie uma conexão positiva com a marca. A tendência é que, cada vez mais, os famosos brindes entregues durante os eventos também mudem. Camisetas, chaveiros e squeezes já não são mais vistos como diferenciais e os profissionais de marketing e eventos devem focar em estratégias que ofereçam experiências reais e sensitivas.

 

2. A palavra experiência não é mais só uma palavra da moda

Ainda sobre esse tema,a palavra “evento” tem sido frequentemente trocada por “experiência”por profissionais da área e especialistaseessa é uma tendência que deve só aumentar. Eventos, hoje em dia, são mais do que aquilo que acontece quando eles ocorrem. Graças às mídias sociais e outras tecnologias, relações e comunidadesformadas em torno dos eventos criam engajamento antes, durante e depois deles.

 

3. Diretores de Marketing precisam comprovar o retorno de investimentos do evento

Como você mensura se um evento foi bem sucedido ou não? Há uma mensuração do número de e-mails coletados durante aquele tempo? Aumentou o tráfego no website ou o número de vendas imediatamente? O desafio de mensurar o ROI (returnoninvestment) de um evento é que são muitos fatores a serem considerados, e não tem como ter 100% de certeza que um particular aumento ou diminuição em um número pode ser atribuído a um evento, ou a alguma outra coisa. É por isso que coletar os dados de retorno de investimento para eventos se tornou um trabalho multifacetado. As equipes de marketing devem apresentar pesquisas, coletar dados de aplicativos e utilizar métodos para determinar se eles conseguiram ou não alcançar os resultados que queriam.

 

4. Engajamento agrega valor a eventos

Marketing de eventos não é somente criar oportunidades de vendas e, sim,ganhar consumidores para formar uma conexão de marca e construir relacionamentos. Clientes que fecham um bom negócio podem fazer apenas uma compra. Aqueles que se sentem emocionalmente conectados a uma marca, além defazerem uma compra, vão também recomendar esses produtos e serviços para outras pessoas. Eles continuarão fiéis àquela marca no futuro e,por consequência, vão trazer outras boas oportunidades para a empresa.

Em 2016 os produtores de eventos vão, mais e mais, procurar engajar seus consumidores, concentrando-se em encontrar maneiras de obter participantes mais envolvidos através de apresentações mais interativas, buscando sempre gerar uma resposta emotiva no público.

 

5. Novas tecnologias voltadas para eventos trazem oportunidades

Produtividade, organização e colaboração são os apps que mais utilizamos em nossos smartphones, mas você já considerou como poderia utilizar qualquer um deles para te ajudar com eventos? Mobile eventapps são aplicativos criados para tornara experiência do evento ainda melhor para pessoas que comparecerão. Tecnologia interativa e realidade virtual são dois pontos da tecnologia que tem um grande impacto no mercado de eventos agora e no futuro. 

É interessante observar, por exemplo, aplicativos como Periscope e Snapchat que estão sendousados para divulgareventos, mostrando os bastidores e, consequentemente,criando um envolvimento maior com opúblico.