[Ferramenta] Como calcular o consumo de energia em eventos

  • 25/08/2016

 

Você já parou para pensar qual é o consumo de energia elétrica do seu evento?Iluminação, som, cafeteiras, chopeiras e fritadeiras; tudo isso é muito importante durante o planejamento, mas também pode ser o grande responsável por altos custos com energia elétrica.

O consumo total de energia durante um evento depende muito de seu tamanho e do que está em exposição, mas, em média, pode ir de 90kwh até 400Kwh. Uma boa dica para economizar é utilizar lâmpadas led e equipamentos 220V, que podem representar até 40% de redução nos gastos com energia elétrica.

Mesmo encontrando estratégias para diminuir os gastos com energia, é importante que você saiba calcular, em média, quanto vai ter que desembolsar para esse importante item do evento, ou até mesmo saiba se vai precisar de geradores extras, ou não.  Afinal de contas, se existem aspectos do planejamento de um evento sobre os quais você não pode estar desprevenido, a energia com certeza é um deles. Para fazer o cálculo é preciso listar todos os equipamentos que serão utilizados, ver quanto eles gastam em KVA e qual horário e dias do evento para conseguir calcular um valor estimado.

Pensando em facilitar e te ajudar a ganhar tempo na hora de planejar seu evento nós fizemos uma planilha com alguns dos itens que você pode precisar na hora do evento, assim, é só preencher com a quantidade e o total de KVA é calculado.

Espero que goste!

Quer baixar a planilha? clique no botão abaixo: