Como usar o Pinterest como estratégia para eventos?

  • 18/10/2016

 

O Pinterest é uma rede social e mecanismo de busca que possui diversas utilidades. Uma delas é de reunir profissionais de várias áreas ao seu público de consumidores potenciais.

Quando falamos do potencial do Pinterest no setor de eventos existe uma associação imediata a um banco de imagens imenso de casamentos, eventos sociais e DIY, mas, se utilizado corretamente, pode ser bastante proveitoso para organizadores de feiras, congressos e eventos corporativos. O diferencial é que a rede social possui um público mais específico e de pessoas que possuem pelo menos algumas coisas em comum: são pessoas criativas e que gostam de fazer listas.

Preparamos algumas dicas e ideias que podem trazer uma nova perspectiva sobre o que é possível fazer com o Pinterest. Estratégias simples que podem ser colocadas em prática a qualquer momento em diferentes tipos de negócios. Existem, também, grandes oportunidades para organizadores de eventos, quer saber como?

 

O que faz do Pinterest uma rede social diferente?

Com todas as outras plataformas de mídias sociais adotando as características mais populares de seus concorrentes, o Pinterest continua a se destacar pela originalidade. São mais de 75 bilhões de imagens disponíveis por uma base de usuários representada por 77% do sexo feminino.  

As mulheres geralmente usam o Pinterest como uma lista de desejos para inspiração, enquanto os homens usam para simular compras: 87% dos usuários admitiram já terem comprado produtos porque viram na rede social e 93% pelo menos já planejaram uma compra por ele. Ou seja, o Pinterest merece atenção de empresas em busca de público com potencial de compras.

 

Otimizando o seu perfil na rede social

Antes de criar a sua própria estratégia do Pinterest, você precisa de uma base para começar, aqui vão algumas dicas: crie uma identidade para suas imagens, assim fica mais fácil do público identificar e encontrar a sua marca. Ao trabalhar suas fotos você deve considerar os seguintes tópicos:

- Foto de perfil: no formato 165x165px

- Display Board: 4 miniaturas menores em 55x55px e uma maior no tamanho de 222x150px. O thumbnail maior é onde a maioria das pessoas vai clicar, portanto, escolha uma imagem mais atrativa.

-Imagens “pinadas” são dimensionadas para 236px de largura e as alturas são variáveis. A largura mínima recomendada é de 600px.

- Pins maiores se destacam mais. As melhores proporções são entre 2:3 e 1:3,5 (largura e altura).

Usuários do Pinterest querem que suas imagens tenham muitos compartilhamentos, podendo, assim, oferecer algum tipo de valor para outras pessoas, é por isso que infográficos e listas são tão populares na rede. Se você tem dicas que explicam o valor do que você oferece, considere organizá-las em pastas. Lembre-se de que a imagem postada precisa mostrar alguma relevância para o seu público, e não simplesmente só mostrar aquilo que você faz.

 

Marca D’água

A coisa mais importante que você pode fazer para conseguir contatos através do Pinterest é a inclusão de marcas d’água em todas as imagens que publicar. Fotos são postadas e repostadas o tempo todo, em todos os cantos do mundo, e podem aparecer novamente depois de anos após serem publicadas.

A última coisa que você deseja é que alguém fique encantado pela sua imagem e leve para um concorrente pedindo algo semelhante, por isso faça o possível para que um cliente em potencial entre em contato com você. Criar uma marca d’água com a sua URL, número de telefone, e site deveria ser sua principal preocupação antes de fazer qualquer coisa no Pinterest.

 

Pinterest como uma ferramenta de busca

O Pinterest está na lista de redes sociais, mas tem mais características em comum com o Google do que com o Facebook, por exemplo. O que faz do Pinterest tão interessante é que o público que utiliza a rede social está lá em busca de algo, por isso ficam caçando imagens e armazenando-as. Analisando esse fenômeno, suas estratégias devem oferecer, a esse público, resultados rápidos e que se encaixem em suas pesquisas, mesmo que você ache que não são os seus serviços, especificamente, que estão buscando. Dessa forma sua marca vai ganhando a confiança do público e, assim, há uma grande probabilidade de essas pessoas voltarem para fazer uma compra no futuro.

Dessa forma, assim como é feito com o SEO em posts de blogs, é necessário prestar mais atenção nas descrições e títulos de imagens no Pinterest. Resista à tentação de incluir detalhes que só tem significado para você e seu cliente e foque no que seus “pins” podem representar para alguém que está ali em busca de inspiração.  

 

Marketing no Pinterest

Geração de leads e branding são duas maneiras de melhorar seus objetivos de marketing com o Pinterest. Um diferencial a ser explorado é o fato de que pins que possuem o preço listado ganham 36% mais likes do que os outros. Em outras plataformas incluir os preços nos produtos poderia acabar com a sua reputação.

Ao pensar em imagens que chamem atenção para seus serviços, oferecer valor prático é a melhor maneira de ganhar seguidores e impulsionar imagens no Pinterest: DIY, receitas e “cup” (medida para receitas, em inglês) são as palavras mais buscadas no aplicativo. Enquanto  no Facebook ou Twitter os termos de busca mais populares são sempre relacionados à cultura popular atual, no Pinterest uma boa imagem acompanhada de texto é muito mais importante do que a temporalidade do post. Por esse motivo é importante que você tenha certeza de que está oferecendo ao público algo que impacte suas vidas por meses, ou até mesmo anos.

 

Estratégias do Pinterest para a Indústria de Eventos

 

Aqui vão algumas dicas para que você e sua equipe consigam complementar estratégias de marketing, retenção de clientes, sinergia de equipe e objetivos criativos. O Pinterest é uma ferramenta bem visual e criativa que pode ser utilizada em uma variedade de motivos e propósitos, por isso, discuta com sua equipe sobre esse tema na próxima reunião, pode ser a inspiração que estão esperando.

 

 

Pinterest para espaços de eventos e Hotéis

 

Se você é uma operadora de hotéis, locatária de espaços, ou trabalha com vendas de algum desses locais, o Pinterest pode ser uma ótima ferramenta para alcançar seus objetivos de marketing. Aqui vão algumas dicas para serem consideradas:

 

Design themes: Deixe seu convidado saber que o seu espaço pode comportar inúmeros formatos. Crie álbuns com os mais diferentes tipos de montagens e designs transformadores. Certifique-se, também, de criar um álbum com fotos do espaço vazio para que eles possam utilizar a própria imaginação.

 

Locais de interesse próximos

 

Publique imagens de restaurantes e estabelecimentos que fiquem a uma curta distância. Ajude-os a escolher a hospedagem, e dê detalhes do que toda a experiência poderia ser.

 

Amenidades

 

Coloque fotos da sua piscina, academia, jardins, lobby, etc.

 

 

Tipos de eventos

 

Dedique pastas para diferentes tipos de eventos. Casamentos, conferências, eventos corporativos...


 

 

Pinterest para organizadores de eventos e produtores

 

Palestrantes: Considere colocar uma foto do rosto de todos os seus palestrantes com citações relativas à suas apresentações. Incluir seus sites quando possível.

 

Local: Coloque imagens do seu espaço e todas as salas e locais que serão utilizados pelos participantes.

 

Patrocinadores: Todos os patrocinadores devem ser incluídos com explicações de como estão contribuindo para o evento.

 

Expositores: Dependendo do tamanho da feira este será um item um pouco trabalhoso, mas será bem visto pelos seus clientes. Peça para cada expositor te enviar uma foto para colocar na pasta do Pinterest, inclua, também, site e informações de contato.